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Valor Econômico
Conservadora, Arquisul projeta faturar R$ 120 milhões em 2012

   


Nos últimos três anos, o empresário Paulo Silveira, dono da construtora Arquisul, tomou duas decisões que o colocaram na contramão do mercado. A primeira foi resistir à tentação de embarcar no segmento de imóveis para a população de baixa renda, atiçada pelo programa Minha Casa Minha Vida, lançado pelo governo federal em 2009. A segunda decisão foi recusar as propostas de parcerias para aumentar os volumes de produção e vendas e estender as operações para além de Porto Alegre.Agora, Silveira comemora o que, na época, chegou a ser visto por seus pares como excesso de conservadorismo. Enquanto muitas empresas do setor, inclusive de grande porte, perdem dinheiro por conta da expansão acelerada das áreas de atuação e da aposta nas moradias para os consumidores de menor poder aquisitivo, a Arquisul fechou o ano passado com lucro líquido de R$ 15 milhões. A receita bruta ainda mostrou crescimento de 25%, somando R$ 77 milhões. Para 2012, a previsão de faturamento alcança R$ 120 milhões.

Segundo o empresário, que toca o negócio com o filho e diretor comercial, Rodrigo Silveira, não foram poucas as ofertas para a constituição de joint ventures feitas por construtoras de capital aberto do centro do país. Mesmo assim, a Arquisul abriu mão das propostas que permitiriam aumento significativo da escala de produção para não perder rentabilidade nem o controle das operações.

O mercado acionário quer volume, velocidade de vendas e guidance, mas sem seletividade as margens caem, observa Paulo Silveira. Segundo ele, a empresa pode manter a carreira solo porque está capitalizada, com um bom fluxo de caixa e estoque de áreas avaliado em R$ 100 milhões em zonas valorizadas da cidade. O sucesso do empreendimento está na escolha do terreno, que custa cerca de 20% do valor da obra e tem um valor estratégico para o projeto, explica.

A Arquisul compra as áreas com recursos próprios e costuma pedir financiamento bancário para as construções dez ou 12 meses antes da conclusão das obras, diz o empresário. Aí nós já vendemos parte dos apartamentos, recebemos parte dos pagamentos e gastamos menos com juros. De acordo com Silveira, em geral, 40% das unidades são comercializadas no lançamento, 40% durante a construção e 20% depois da obra pronta.

A opção por ficar de fora do Minha Casa Minha Vida também contribuiu para a saúde financeira da empresa, que se orgulha de ostentar uma margem líquida superior a 20%. No início fiquei entusiasmado e deixei encaminhada a compra de cinco ou seis terrenos para construir 2 mil apartamentos, lembra o empresário. Mas a euforia acabou quando ele chamou uma empresa especializada no segmento para tocar o projeto em conjunto.

Como os preços finais das moradias para os consumidores de baixa renda são reduzidos, a margem líquida dos empreendimentos chegaria, na melhor das hipóteses, a 10% do investimento, assinala Silveira. Os projetos têm configuração muito diferenciada e qualquer alteração nos custos causa prejuízo, alerta..

Com 43 anos de operação, a Arquisul já entregou 3,8 mil unidades residenciais e atualmente tem sete torres com 19 a 20 pavimentos em construção em Porto Alegre. Os apartamentos custam entre R$ 250 mil e R$ 600 mil e, junto com os lançamentos projetados para os próximos anos, devem gerar um valor geral de vendas (VGV) de R$ 850 milhões até 2014. Há cerca de 20 anos a construtora chegou a ensaiar algumas empreitadas no oeste de Santa Catarina, onde fez obras comerciais e residenciais, mas desistiu dos planos.

Decidimos focar em Porto Alegre, porque aqui já temos uma escala boa, diz Silveira.

Fonte: Jornal Valor Econômico, Caderno: Empresas | Industria, Página B12.Segunda-feira, 16 de abril de 2012.Jornalista Sérgio Ruck Bueno.



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