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Revista ISTO É
Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia

   

As constantes transformações nos hábitos e valores da vida moderna são acompanhadas pelo mercado imobiliário, que agora trabalha um novo conceito: o mixed use.Leia com atenção o resumo a seguir, que muito brevemente recupera alguns dos aspectos do cotidiano das pessoas nas últimas décadas, no Brasil e no mundo, e depois responda para você mesmo: quando foi a última vez em que você se deu conta de que tantas transformações aconteceram de 1960 para cá?

ANOS 60 - As janelas ganham persianas de enrolar. As mulheres vão à luta. O homem pisa na lua.
ANOS 70 - O Brasil é tri. Tem festa na cobertura. E bebê sequinho não chora.
ANOS 80 - Legal é ter carpete em toda casa. Cai o Muro de Berlim. Ligue a TV sem levantar do sofá.
ANOS 90 - Para se vestir, use o closet. Seu filme preferido foi lançado em DVD.
ANOS 2000 - Para cada apartamento, duas ou três vagas na garagem. Os carros não voam. O tempo, sim.

Identificou-se com alguma coisa, ou, quem sabe, com tudo? Os tempos modernos são assim. A vida vai se transformando, cada vez mais rapidamente, e nós nem nos damos conta, não é mesmo? Como canta Lulu Santos em Como uma onda, nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia. Tudo passa, tudo sempre passará.

Pois a partir dos anos 1990, é possível abrir-se novas sublinhas do tempo nas transformações listadas anteriormente. Elas também marcam tendências de comportamento que vão se modificando. Há cerca de 20 anos, os edifícios passaram a investir em áreas de lazer mais completas, de forma a que as famílias não precisassem sair do condomínio para ter diversão. A vida lá fora começava a ficar um tanto perigosa. Em paralelo, os condomínios horizontais ganhavam força, oferecendo segurança e espaços mais amplos. Em seguida, em boa parte graças à disseminação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (as chamadas TICs), apoiadas fundamentalmente na popularização da internet, celulares e modens, os apartamentos passam a incorporar espaços até então inéditos: os chamados home offices, que se propunham a oferecer a possibilidade de se trabalhar sem sair de casa, em um ambiente adequado, permanecendo conectado com o mundo. Muitos profissionais liberais aderiram à proposta.

Com a verticalização crescente dos empreendimentos, na busca de opções de moradia mais confortáveis e próximas das áreas centrais das grandes cidades, ganha força agora um novo conceito: o de mixed use, ou seja, a combinação entre ambientes residenciais e profissionais, os quais, em alguns momentos, dividem espaços numa mesma torre, e em outros ocupam, cada um, o seu próprio prédio, mas dentro de um mesmo condomínio. Mais do que o home office, este conceito trabalha com a possibilidade de se morar ao lado do trabalho, ou de se trabalhar ao lado de onde se mora. São projetos que oferecem, além dos escritórios propriamente ditos, também auditório e salas de reuniões, sem falar em muita conveniência, como cafés e restaurantes no mesmo complexo, explica Paulo Silveira, presidente da Arquisul, de Porto Alegre.

Apostando nesta tendência de mercado, a empresa está preparando o lançamento da família Neo, palavra que identifica o novo, a novidade. Ainda no segundo semestre de 2011 serão oficialmente apresentados os três primeiros
empreendimentos focados neste nicho de mercado. Para não passar despercebido: a faceta residencial dos prédios estará dentro do conceito de condomínio-clube, ou seja, oferecerá muitas opções de lazer. E sempre com foco na classe média, o que, no conceito da Arquisul, significa comercializar unidades para quem pode arcar com valores entre R$ 200 mil e R$ 600 mil.

Para Paulo Silveira, o momento do mercado imobiliário brasileiro é único. Ao mesmo tempo em que o usuário final pode adquirir com muito mais facilidade sua primeira moradia, ou desfrutar de um up-grade muito significativo, os investidores, de sua parte, vão festejar a grande valorização dos imóveis. Definitivamente investir no mercado imobiliário brasileiro passou a ser um grande negócio, atesta Silveira. Alguém tem dúvida?

A propósito: a linha do tempo apresentada de forma resumida no início deste texto pode ser apreciada com mais detalhes no site da Arquisul (www.arquisul.com.br/arquisul), empresa com 42 anos de mercado e que desde sua fundação trabalha com olhos e ouvidos voltados para as transformações constantes
que caracterizam a vida moderna. Como a sua.



Fonte: Revista ISTO É, 5 de Outubro de 2011.Imagem: Concept Mall do Empreendimento NEO 360º da Arquisul.Caderno Mercado Imobiliário RS, página 70.



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