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Tradição imobiliária

   

Contando com mais de quatro décadas de história, a Arquisul tem no seu comando um aficionado pelo mercado imobiliário. O diretor-presidente da construtora, o empresário Paulo Roberto Silveira, não disfarça sua paixão pelo setor ao contar a sua história e a da construtora, sendo capaz de ficar horas tecendo análises sobre o setor.

Silveira foi o responsável pela grande virada na história da empresa, que, a partir da sua entrada como sócio, nos anos 1980, passou a voltar suas forças para a incorporação imobiliária.

Antes de ingressar na Arquisul, o empresário atuava como consultor de mercado imobiliário, tendo como clientes várias das principais construtoras de Porto Alegre, além de também trabalhar como investidor. “Sempre gostei do mercado imobiliário, de projetar e de desenvolver produtos”, lembra Silveira.

Em meados dos anos 1980, ele decidiu encerrar as atividades da consultoria com o sonho de atuar em incorporação. Em 1987, ingressou na Arquisul como sócio, conduzindo a migração da empresa, que antes atuava como prestadora de serviços de construção para incorporadoras e para o setor público. A mudança traçaria o destino da empresa. “Começamos a desenvolver produtos e tivemos crescimento vertiginoso comprando terrenos e criando empreendimentos”, recorda o empresário, que mais tarde viria a ser sócio majoritário da companhia.

Nos anos seguintes, a Arquisul chegou a lançar empreendimentos em Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande e Santa Catarina, mas depois decidiu concentrar sua atuação no segmento de classe média em Porto Alegre.

Com negócios focados na capital gaúcha, a empresa vem conduzindo sua expansão com uma política de crescimento sustentado, priorizando o equilíbrio das variáveis que compõem o mercado. A empresa sempre buscou a realização de obras com financiamento próprio e independência de recursos de terceiros.

O grupo também mantém esforços voltados para manutenção do padrão de qualidade, gestão moderna, alta tecnologia em processos tradicionais e escolha dos melhores pontos de localização para seus empreendimentos.

Baseada nestes fundamentos, a Arquisul chega aos 41 anos somando mais de 600 mil metros quadrados de áreas construídas. Para ampliar esse currículo, a companhia trabalha para fazer o dever decasa na adequação de seus produtos às novas necessidades do mercado e demandas dos consumidores.

O cliente do condomínio para classe média geralmente quer um empreendimento bem localizado, em bairros com boa oferta de serviços urbanos. Um dos desafios é adequar esses produtos ao bolso do cliente, que, com dinheiro no mão, quer mais de uma vaga na garagem e o máximo de infraestrutura de lazer. Um dos principais requisitos hoje, segundo Silveira, são os espaços gourmet equipados com fogão industrial, forno de pizza e churrasqueira. Isso porque os consumidores gostam de receber amigos em casa, mas os apartamentos ficaram mais compactos. Por isso, a saída é investir nos espaços de convívio social como os terraços em que moradores e convidados possam permanecer em uma área ao ar livre. “E não se pode pensar em oferecer produto que não tenha clube de lazer”, acrescenta Silveira.

Outra tendência que está no alvo dos próximos projetos da Arquisul são os empreendimentos mistos, que combinam torres comerciais e residenciais. “As pessoas estão querendo morar perto do trabalho. Se possível, morar e trabalhar no mesmo lugar. Não querem perda de tempo no trânsito, o que também gera poluição”, explica o executivo.



Santa Catarina na mira da empresa

Com negócios consolidados no segmento imobiliário de classe média de Porto Alegre, a Arquisul agora estuda uma ampliação de suas atividades para o estado de Santa Catarina.

Há dois meses, a empresa analisa proposta de associação operacional com uma empresa catarinense do setor. A ideia é realizar empreendimentos focados em condomínios para classe média. “Espero que em 2011 essa parceria comece a dar os primeiros passos”, antecipa Paulo Roberto Silveira, diretor-presidente da Arquisul.

Buscando a expansão dos negócios, a empresa trabalha para manter o ritmo das obras superando a escassez de recursos humanos no setor e a forte demanda por materiais de construção, o que exige maior eficiência para o cumprimento de prazos. Esse cenário reflete o ciclo de crescimento vivido pela empresa e pela construção imobiliária no segmento de classe média. “Estamos tendo uma velocidade considerável”, avalia Silveira.

O momento favorável é patrocinado pela melhoria nas condições de acesso à casa própria. A demanda e os negócios da empresa foram catapultados pela economia estável, a melhoria na renda e a facilitação dos financiamentos imobiliários. “As questões da compra do imóvel estão muito bem resolvidas, temos oferta de crédito e prazo relativamente flexível para a pessoa comprar”, relata o empresário.

Atualmente, a Arquisul conta com cinco empreendimentos em comercialização em Porto Alegre e prepara um novo pré-lançamento para o segundo semestre deste ano. Com esses projetos, a empresa, que tem cerca de 70 funcionários diretos, planeja crescer mais de 100% neste ano.

Fonte: Jornal do Comérico, 30 de Setembro de 2010.Foto: André Netto/JCCaderno Construção Civil, página 46.



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