NEO 360º


Living Design / New Corporate



More e trabalhe no topo da Nova Carlos Gomes


1 e 2 Dorm / Salas Comerciais / Sofisticada infraestrutura / Vista arrebatadora

Jornal do Comércio
Quase cinco décadas com musculatura para crescer.

   

Paulo Roberto Silveira e o filho Rodrigo creditam o sucesso ao conhecimento do mercado
Quase cinco décadas com musculatura para crescer Uma especialista em Porto Alegre. Com taxas de expansão de gordos30% anuais na última década, a Arquisul aposta em seu conhecimento profundo do mercado local para manter as taxas neste patamar, muito acima do mercado da construção civil, que foi de um minguado 1,4% em2012. A concorrência com as incorporadoras nacionais não assusta a marca gaúcha, que credita os números ao foco. “É completamente diferente construir em Porto Alegre, em Curitiba, em Rio Grande. E, por incrível que pareça, é diferente construir no Petrópolis e na zona Sul de Porto Alegre”, diz o diretor-presidente da Arquisul, Paulo Roberto Silveira.

Conhecer a Capital é um dos trunfos da incorporadora, mas não o único. A Arquisul trabalha com imóveis na faixa de preço entre R$ 300 mil e R$ 900 mil, cujas vendas são as que mais crescem no segmento. É com essa expertise que a Arquisul comemora45 anos em 2014 com fôlego de sobra para crescer.

Inicialmente uma empresa focada em construir para terceiros, a Arquisul já ergueu hospitais, salas de aula, sedes comerciais e edifícios para entidades privadas. Aos poucos, foi migrando para tornar-se uma incorporadora e hoje se consolida como foco no consumidor final - os investidores não chegam a 20% nos novos produtos. Administrador à frente da empresa familiar, Paulo Roberto resume o que sempre foi o seu desejo: “realizar aquele que ainda é o sonho de todo brasileiro, o da casa própria”.

Para o filho Rodrigo Silveira, diretor-comercial da companhia, outra qualidade da empresa que a mantém bem acima do crescimento médio do setor é a inovação. “Estamos sempre de olho nas tendências”, comenta. O pai também destaca a importância do investimento em pesquisas que a Arquisul faz para garantir um conhecimento detalhado da cidade e de seus potenciais clientes. “Este é o nosso diferencial. Formulamos projetos que se identificam com aspirações e necessidades dos porto-alegrenses, levando em conta as diferenças de uma região para outras dentro da mesma cidade”, explica Paulo Roberto.

Com cerca de 60 funcionários diretos e uma estimativa de 500 trabalhadores em seus canteiros de obras, cujo trabalho é terceirizado, Paulo Roberto é ciente da escassez de mão de obra e de fornecedores de qualidade, por isso preza por suas parcerias para mantê-las com serviço constante e perspectivas. O calcanhar de Aquiles está em uma questão comum ao setor: a burocracia enfrentada na prefeitura na hora de aprovar e licenciar. Com crédito facilitado, Rodrigo tem segurança para afirmar que não falta dinheiro hoje, mas celeridade nos processos. O pai observa que dois anos é um prazo recorde para aprovação de projetos em Porto Alegre, mas faz uma ressalva: “não estou criticando os técnicos e os profissionais, que se desdobram para poder atender, mas as condições, que são de 50 anos atrás”. É assim, com personalidade e expertise, que a Arquisul se encaminha para completar seus 45 anos em2014 com muito a celebrar.

Empresa concentra investimentos em formato mixed use
Empreendimentos como o Neo 360º unem moradia, trabalho, lazer e conveniência
Os investimentos em infraestrutura de lazer, cuja moda iniciou-se no final da década de 1980, já não são mais suficientes para os moradores da Capital. Nos últimos quatro anos, aaposta da Arquisul vem sendo no formato “mixed use”, que reúne, em um mesmo condomínio, moradia, trabalho, lazer e conveniência. A reboque estão os conceitos de sustentabilidade e qualidade de vida, valores cada vez mais atuais. “Nos últimos anos, qual o maior impacto na vida nas grandes cidades? A mobilidade urbana. A qualidade de vida está prejudicada. Perdemos meia hora aqui, meia hora ali. Se for somar isso… Hoje a pessoa quer sair de casa, entrar no elevador e já chegar ao trabalho, sem gerar consumo de combustível e poluição”, diz.

A Arquisul já tem quatro empreendimentos nesse formato, entre os quais um está em fase de pré-lançamendo; e os outros, com previsão para o primeiro semestre de 2014. O Neo 360º, o Neo Superquadra, o Neo Grande Lindoia e o Neo Petrópolis trazem o significado da inovação no próprio nome. A velocidade de vendas desses novos produtos é o dobro da média, diz Paulo Roberto. Com aceitação positiva no mercado, os empreendimentos chegam a ser lançados com até 70% já vendidos.

Com foco na Capital e na Grande Porto Alegre, a empresa especializou--se em identificar grandes oportunidades, sempre buscando os “melhores lugares nos melhores bairros”, frisa Paulo Roberto. Por isso, a importância em dominar o conhecimento sobre a região. Fiel aos seus objetivos e à sua história de mais de quatro décadas, a Arquisul comemora ter saído incólume de um conturbado período nos últimos quatro anos. “Para nós, está muito melhor hoje”, afirma o diretor-presidente. “Não quisemos surfar naquela ‘onda de oba-oba’, porque sabíamos que seria fugaz. Teríamos de alterar nosso escopo, nossa personalidade”.

Longe de enfrentar questões de devolução relatadas por empresas nacionais, Rodrigo afirma que seus clientes têm um perfil qualificado e que a empresa trabalha para garantir um formato de venda seguro. O pai complementa: “A gente prefere vender menos, mas com segurança, com qualidade”, diz, explicando que seu planejamento parte de análises muito bem acuradas na hora da venda.





RM Mag
Buildings do Futuro.

Revista ImóvelClass
Desafios sempre